domingo, 27 de março de 2011

Diplomacia:

O passeio da familia Obama no Brasil


Tirando a rasgação de seda, a paparicação, o "baba-ovo", puxa-sacos, a turma do beija-mão, a visita do presidente dos EUA, Barack Hussein Obama de prático, útil na melhoria das relações bilaterais entre Washington e Brasília, pouco se aproveitou. Tanto que a maioria dos jornais americanos criticaram de forma até virulenta a inoportunidade desse passeio dos Obama's pelo Rio de Janeiro, assistir as inúteis e dispensáveis apresentações de capoeira, etc. O cerne da questão dessa viagem é sem dúvida os interesses, os temas econômicos que a vinda de Obama encerra. Claro que os 10 acordos assinados com a sra. Rousseff foram discutidos bem antes pela diplomacia e, certamente não agradaram em nada a presidente do Brasil. Diante da grandeza, da urgência e relevância que os interesses brasileiros representam, estes acordos firmados, pouco ou nada acrescentam e o impasse comercial continuará.

Claro que a vinda de Obama ao Brasil depois da saída de Lula e a ausência deste no almoço no Itamaraty que contou com a presença de todos os ex-presidentes desde Sarney, mostrou que apesar de ter considerado Lula como "o cara", Obama não o perdoou por suas relações com Chavez, Armadinejad, Fidel Castro e outras figuras indigestas no Depto. de Estado. Neste almoço, Obama matou os petistas de raiva ao elogiar Fernando Henrique Cardoso, gentilmente convidado ao ágape pela presidente Rousseff. Obama veio reabrir os canais de diálogo com o Brasil mas os temas ligados à assuntos delicados na agenda certamente foram de novo adiados. O presidente americano pouco ou nada acrescentou nos casos de nossas exportações que sofrem pesadas cargas tributárias e a presidente Rousseff foi clara -   o etanol, a carne bovina, ferro, calçados e suco de laranja que produzidos aqui, geram milhares de empregos no Brasil mas entram no mercado ianque sobretaxados ficando impossibilitados de concorrer com os produtores daquele país. Obama na verdade pouco ou nada pode fazer à cerca dos subsídios dados aos agricultores de lá, pois a política agrícola de uma forma geral ,é gerida pelo congresso que sofre intensa e forte pressão, um lobby muito bem organizado e eficiente.

Quanto à cadeira que o Brasil desde Lula anseia por sentar-se em pé de igualdade no Conselho de Segurança da ONU, Obama foi sutil, foi evasivo. Disse que vê com carinho o interesse brasileiro, mas na prática não deu um passo nessa direção. Aliás, razão seja dada ao presidente Obama e seus aliados. O Brasil luta por sentar-se no CS da ONU e busca o apoio dos Estados Unidos. Sem o qual isso será um sonho impossível. Mas, a posição dúbia, incerta da diplomacia brasileira, é vista com desconfiança em Washington, pois como explicar que um dia antes de Obama desembarcar em Brasília, o Brasil se absteve de votar favoravelmente ao ataque contra a Líbia ?!!! Se o Brasil quer o apoio americano, o apoio dos aliados dos Estados Unidos no CS como votar contra ou abster-se aos interesses dos ianques ?!!! O Pentágono e o Depto. de Estado não engolem essa "amizade incestuosa" de Lula com países inimigos dos Estados Unidos - Cuba, Venezuela, Irã, Líbia, etc. Isso com certeza foi levado em conta e Obama não sinalizou nada sobre esses temas de interesse do Brasil. Enquanto a diplomacia tupiniquim manter este posicionamento ambíguo, que fere os interesses de Washington, pagaremos caro por isso. É mais uma das maldições deixadas por Lula. Pelo menos o governo brasileiro parece querer mudar os rumos da política exterior em relação a Irã. Esta semana deu mostras disso ao votar a favor da ONU enviar um representante para ver in loco a situação dos direitos humanos naqueke país. Já é um bom sinal.


Facilitar a emissão de vistos consulares para brasileiros entrarem nos Estados Unidos, outra reivindicação de empresários, estudantes, cientistas e turistas brasileiros. Obama adiou para 2015 alguma decisão, quer dizer, em bom português, "empurrou com a barriga" e os brasileiros vão continuar sendo tratados como visitantes perigosos, colocados ao lado de terroristas e outras ameaças à segurança dos EUA. Infelizmente a realidade nua e crua é esta: continuamos sendo vistos como um "quintal" pelos ianques. Deixar de visitar a Argentina, foi outra forma delicada de mostrar aos latinos em geral que quem não se alinha com Washington fica prá fora do baile. Podemos afirmar que Obama veio apenas conferir o Pré-Sal pois está de olho em nosso petróleo. A Doutrina Monroe mesmo depois depois de 188 anos, continua em vigor segundo a máxima do presidente James Monroe: "A América para os americanos!".  

quarta-feira, 23 de março de 2011

Cadeiras da Câmara Municipal:

                   Chamam isto de  representatividade ?


Esses partidos nanicos não possuem visibilidade e muitas vezes não passam de um partido de uma só pessoa, servindo no fundo, como escambo e negociatas de horário na TV e rádio. 

 
Os chamados “partidos nanicos” de Araçatuba, estão se movimentando e pressionando o presidente da Câmara Municipal, Cido Saraiva, para que este coloque em plenário a discussão sobre o número de cadeiras dos vereadores, hoje doze. Alguns defendem a ampliação para até 21 conforme determina a PEC dos Vereadores aprovada em 2008 pelo Congresso Nacional, em mais um desserviço ao país. O presidente da edilidade araçatubense está tendo um comportamento discreto e responsável, da mesma forma que se posicionou em relação ao reajuste dos subsídios dos vereadores, discutido no início desta legislatura. Cido Saraiva e muitos dos atuais vereadores sabem da inoportunidade de se discutir um assunto deste que de antemão já se sabe que a população como um todo se coloca contrária. Como em 2012 temos eleição municipal, Cido Saraiva e seus pares não querem desgastar ainda mais a péssima imagem que os políticos de uma maneira geral possuem junto a opinião pública.
Na verdade, esses partidos nanicos – PMN, PSL, PTC, PTN, PSC, PHS, PRTB, PTdoB e seus similares deveriam ser sumariamente extintos se fosse feita uma reforma política decente e honesta que atendesse ao clamor popular. Contudo no Brasil sabemos que interesses inconfessáveis e nada republicanos imperam na hora de se aprovar alguma lei em Brasilia, ficando sempre em segundo lugar o interesse da população.  Esses partidos servem só para atrapalhar o processo eleitoral. Ocupam valiosos segundos na campanha no rádio e TV e justamente por isso existem, para servirem de moeda de troca, de escambo nas composições e coligações partidárias. Ninguém suporta mais a nefasta figura de políticos inescrupulosos que usam e abusam dessa prerrogativa. Ver a cara de Eymael, Zé Maria, Levy Fidélis, Rui Costa Pimenta e outros cretinos que se candidatam há anos  em todas as eleições, certos de que não vão ganhar, mas insistem em aborrecer o eleitor com promessas vãs, mentirosas, medíocres e estúpidas.
Os pequenos partidos não têm representatividade real, palpável. São partidos de uma só pessoa. Em Araçatuba, Rivaldo Casagrande, um dos que pressionam o legislativo é um exemplo. Em 2008 no pleito eleitoral não teve sequer 500 votos. Chama isto de representatividade?! Mas graças aos conchavos e acordos  ganhou um emprego no serviço de trânsito da cidade. Este é só um exemplo do que realmente acontece. Essas pseudo-agremiações representam uma meia dúzia de pretensos cabos eleitorais, usados como massa de manobra pelos partidos maiores. Muitos desses políticos talvez nunca sequer leram ou conhecem o programa, o estatuto do partido. Como explicar que o PMN por exemplo, nestas eleições passadas apoiou Serra e na Câmara de Araçatuba, o Prof. Cláudio se posiciona a favor do prefeito e do PT enquanto o vereador Platibanda, do mesmo PMN se coloca contra o governo Cido Sério!  Será que estes dois vereadores se reúnem costumeiramente na mesma sala para discutirem os rumos, os interesses do partido que afirmam representar ?! 
A Câmara Municipal de Araçatuba não tem espaço físico para ampliar e acomodar novos vereadores. Aqueles que defendem a ampliação das cadeiras alegam que não haverá despesas. Quem pagará as reformas para ampliar os gabinetes? E os móveis, computadores e equipamentos?! E os novos assessores?!! O presidente Cido Saraiva poderá entrar para a história política de Araçatuba se manter esta posição de não aumentar o número de cadeiras. Prestará relevante serviço à cidade agindo com grandeza, com nobreza na legítima defesa do interesse público. Terá sem dúvida toda a população ao seu lado nesta luta que visa preservar o respeito e a manutenção do numero atual de cadeiras desta legislatura. A cidade despreza e não deseja criar mais espaço para políticos inexpressivos e sem representatividade já desprezados nas urnas.

domingo, 13 de março de 2011

Luan Santana: "Por que no te callas Lobão ?"

O cantor Lobão esta semana perdeu uma oportunidade de ficar calado, mas polêmico, criador de confusões desde muito tempo, atacou o jovem ídolo Luan Santana e a Banda Restart. Pessoalmente não curto, não ouço nem conheço nenhuma música  de Luan Santana muito menos dos meninos da Restart, mas sou forçado a entrar nessa “briga”. Em primeiro lugar acho uma tremenda falta de ética, de educação e respeito, alguém que se diz artista, criticar o trabalho de um colega, de um similar. Isso fica reservado àqueles que trabalham na mídia como críticos de arte, aos jornalistas categorizados como tal.  Em segundo lugar, quem tem que avaliar se este cantor, este artista é bom, presta ou não presta é o público que, ao comparecer aos seus shows, ao comprar seus discos, ler suas revistas, assistir seus programas, está de uma forma direta ou indireta manifestando sua preferência por este ou aquele.
Para mim, que sou do público, como afirmo acima, nunca ouvi nem assisti um show de Luan Santana nem do Restart ou qualquer outro desses conjuntos jovens. Minha preferência pessoal é muito singular, muito conservadora. Só ouço clássicos com 100, 200, 300 anos de existência. Em casa, no carro só entram Beethoven, Strauss, Tchaikowsky, Mozart  e por aí. Então, só posso avaliar aquilo que vejo, ouço por aí. Sobre esse Lobão, tenho uma opinião bem antiga. Sou curto e grosso: Lobão é um zumbi insepulto, um fracassado, um artista decadente, terminal e extremamente invejoso ! Luan Santana que esta semana completa 20 anos de idade, deve ter vendido já milhões e milhões de discos e hoje é um dos artistas mais caros do Brasil, já possuindo seu próprio avião a  jato. E o Lobão?! Deve ter um fusquinha perebento, meia boca. Não passa de um artista desprezado pelas grandes gravadoras que vendia ou vende ainda seus CD’s gravados em fundo de quintal em feiras e esquinas da vida. Daí, possivelmente o seu rancor, sua mágoa traduzida em inveja contra esses garotos que fazem um grande sucesso e arrastam milhões e milhões de jovens, de adolescentes como fãs e admiradores.
Não  cabe à mim agredir este ou aquele artista. Com certeza gostos por musica, futebol, política e religião não se discutem. Cada um curte, gosta daquilo que lhe convém. Com certeza eu nunca assistiria um show desses garotos, mas acima de tudo temos que respeitar o direito de cada cidadão deste país, desses milhares e milhares de jovens, que em sonhos e devaneios apaixonam-se por estes artistas. E o fundamental é que Luan Santana é um exemplo de filho, de pessoa, não é viciado em drogas, bebidas ou cigarros. Serve como um Norte para nossos jovens. À exemplo de outro fenômeno mundial, Justin Bieber, que com seu estilo literalmente “faz a cabeça” de milhões de outros jovens pelo mundo. Deixem  eles  sonharem, viverem a juventude que sem dúvida é a melhor fase da vida de cada um de nós. Está aí o exemplo – Roberto Carlos que foi ídolo de uma geração desde os anos 60, é até hoje paradigma de um tempo e acaba de receber merecida homenagem no Carnaval carioca da mesma forma que o maestro João Carlos Martins, de tendência e estilo clássico foi ovacionado na passarela do samba paulistano. Gostos díspares, mas com respeito entre si. Lobão devia aprender esta lição e respeitar seus pares.  Não fica nada bem, não é elegante, ético um artista criticar, atacar o trabalho do outro.                                                                
Contrariamente ao péssimo comportamento de Lobão, o jovem Luan Santana mesmo quando criticado, atacado inclusive em sua vida pessoal, respeitosamente nunca reage, não responde. Está certo. Seria dar muito valor á um artista decadente, morto há muito tempo.

domingo, 6 de março de 2011

A coisa pública: O exemplo que vem de Birigui !

No japão, quando um político é pego no erro, comete algo contrário aos costumes e as leis, é corrupto e envergonha sua familia, ele pratica o "arakiri", um suicídio para lavar sua honra e de sua familia. Se a moda pega no Brasil....

A Câmara Municipal de Birigui, cidade com pouco mais de 80 mil habitantes, mas forte vocação industrial,  sofreu dois duros golpes nestes idos de março. Primeiro, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo determinou que o legislativo birigüiense demitisse 25 funcionários comissionados, ou seja, que foram nomeados sem concurso público, tendo em vista considerar ilegal tais contratações. Em segundo, o Ministério Público da Comarca determinou que 14 ex-vereadores e o ex-prefeito Florival Cervelati, devolvam cerca de R$ 7 milhões por conta do pagamento indevido, ilegal  de aposentadorias a ex-vereadores  e, consequentemente seus beneficiários. Desses ex-vereadores, apenas um, Pedro Barbosa, conhecido pelo apelido de “Ois Mininus”, continua na atual legislatura. Um deles, Natal Mazucato, que cumpriu mandato por longos 40 anos, já morreu. Cada um desses 15 cidadãos terão que devolver aos cofres públicos cerca de R$ 485 mil aproximadamente.
O promotor de justiça Dr. Paulo Sérgio Ribeiro da Silva autor desta Ação, deve estar tomado pelo espírito de Dom Quixote de La Mancha ao penalizar estes ex-políticos com um valor que certamente nenhum deles terá condições de arcar, ou seja, quase meio milhão de Reais! Mas, o gesto deste representante do MP de Birigui levanta uma questão importante e merece uma reflexão quando se trata da coisa pública, do dinheiro do povo, arrancado do suor, sangue e até lágrimas de todos os cidadãos deste país para sustentar esta pesada carga que é a atividade político-partidária e a administração pública em todas as suas instâncias e poderes. A corrupção, a roubalheira e o mau uso do dinheiro  público consomem trilhões e trilhões de Reais por todo este Brasil, tal qual a formiga saúva, destrói sonhos e esperanças de um povo na busca de uma vida melhor em nossas comunidades.
Os políticos de uma forma geral, com raras exceções se enriquecem, da noite pro dia, assim como num passe de mágica, auferindo altíssimos salários, se envolvendo em todo tipo de maracutaias e malandragens, obtendo para si, suas famílias e apaniguados, todas as benesses e favores do poder. É difícil encontrar um ex-político pobre ou que saiu da vida pública como entrou. Poucos são dignos do respeito e da admiração e nessa corja não se salva nem mesmo o senador Pedro Simon, do PMDB/RS que todos nós tínhamos na mais alta conta de ser um exemplo dignificante na vida pública, se igualou aos bandidos de Brasília, pego nessa vergonha das aposentadorias de ex-governadores, assim como Álvaro Dias. Hoje, temos nossas dúvidas sobre os ocupantes dos cargos no Congresso Nacional em matéria de lisura e honestidade e caráter público.
A Câmara de Birigui sequer tem um prédio próprio consumindo cerca de R$ 6 mil em aluguel mensal. Conta com nove vereadores e se reúne apenas 3 vezes ao mês. No entanto, em janeiro nomeou-se para o cargo sem concurso público, de Chefe de Gabinete, uma cidadã com o elevadíssimo salário de mais de R$ 7 mil. Pode um acinte deste ? Será que uma cidade com 80 mil habitantes, cuja maioria labuta nas indústrias calçadistas recebendo míseros salários em troca de uma jornada quase que em regime de escravidão, ter ao mesmo tempo um legislativo usando e abusando do erário dessa forma? ! Os políticos misturam o público com o particular e usam e abusam em benefício próprio. No geral e não só em Birigui, a saúde pública não funciona, não há dinheiro para a educação. Os administradores municipais em geral teem na ponta da língua as desculpas eternas da falta de dinheiro para atender as mais elementares necessidades do povo mais pobre enquanto que para seus próprios salários, vis aposentadorias e para a corrupção nunca falta dinheiro. Que exemplo nos dá Birigui !  Por outro lado, no Japão, onde honra, caráter fazem parte da vida de qualquer político, vem a noticia de que o atual ministro das Relações Exteriores, Seiji Maehara acaba de renunciar ao cargo por ter recebido durante a eleição, cerca de U$ 600,00 (uns Mil Reais) em doação de uma simples cidadão, o que no Japão é crime, é desonra. Enquanto que aqui......

quarta-feira, 2 de março de 2011

Os novos caminhos do mundo

A história mundial se divide em várias épocas, vários períodos e etapas geralmente centradas em grandes conflitos mundiais ou regionais. Poderíamos iniciar pela grandiosidade do império  romano, ou mesmo pelos impérios de Gengis Khan, Alexandre Magno. Ou talvez pudéssemos nos balizar pelo grande império construído por Felipe II, de Espanha que montou a maior esquadra naval até então conhecida, a “Invencível Armada”. Invencível até encontrar o Almirante Nelson que a empurrou para o fundo do mar, acabando com o sonho de grandeza dos espanhóis e à partir do século 16, sob a égide de Elizabeth I, impôs ao mundo o império britânico que chegou até o final da I Guerra Mundial em 1.919. De lá para cá, o império americano se sobrepõe acima de tudo e de todos, sendo desafiado em alguns momentos pelos russos (ex-soviéticos) ou pelos chineses.  Adolf Hitler também sonhou em dominar o mundo, assim como Napoleão Bonaparte. Todos sucumbiram.
O recente vendaval que sopra sobre o norte da África e Oriente Médio, provocado por sublevações nascidas no meio do povo, mostraram aos olhos do mundo algo inimaginável, imprevisível até mesmo pelos “gênios” do Pentágono e do Departamento de Estado Americano. Células da “Inteligência” dos Estados Unidos não conseguiram prever, não conseguiram alertar o presidente Barack Obama sobre  esta onda de protestos no Bahrein, Tunísia, Jordânia, Egito, Líbia, Argélia, Iêmen, etc.  Ou seja, os melhores e mais bem formados e informados serviços de espionagem, contra-espionagem e informações secretas dos Estados Unidos, o FBI e a CIA em momento algum conseguiram detectar pelos seus meios usuais a movimentação de grupos de oposição até então inexpressivos e sufocados por estes regimes autoritários. Há que se estender também ao “Mossad”, o famoso serviço secreto israelense, falha na detecção desses grupos e a insurgência da população que com apenas 18 dias de pressão conseguiu derrubar o ditador egípcio Osni Mubarack e arrasta Muamar Gadafi para a derrota total.
De repente o mundo mudou, as armas convencionais foram abolidas e eis que de um simples teclado de um computador se organiza uma rebelião, uma revolta. Nem mesmo o país da moderna tecnologia que acaba de lançar o filme de sucesso, “A Rede”, foi capaz de sentir, de detectar esse novo instrumento capaz de mobilizar milhares e milhares de pessoas, dando-lhes coragem, destemor e força para enfrentarem os tanques de guerra, que se mostraram inertes e inócuos  nessa nova guerra do mundo que parece ter saído do virtual e alcançado o real, o possível. Sim, deve-se destacar que foi sem dúvida a internet, os meios pacíficos, silenciosos da mídia que derrubaram Mubarack e mostram ao mundo essa ferramenta inovadora e eficiente. Com certeza o Sr. Ho Jin Tao, o todo poderoso da China deve estar perdendo noites de sono, preocupado se o mesmo não será a bola da vez.  Nem refiro-me ao ditador da Coréia do Norte, Chavez, da Venezuela e esses ditadores das pobres nações africanas. Tudo é uma questão de tempo. Um efeito dominó se iniciou no Egito e tende a correr derrubando esses déspotas. O mundo se pergunta para onde caminhamos. Trocar ditadores por ditadores é a tônica nesses países que desconhecem os princípios democráticos. É uma dúvida o que está por vir. Quem viver, verá.
Ho Jin Tao comanda com mão de ferro o império chinês, mas deve estar perdendo noites e noites de sono com medo a internet.