domingo, 11 de setembro de 2016

Vereadores- Sem chance para novatos!

Vereadores- Sem chance para novatos!

Pelo quadro acima, as coligações formam um "saco de gatos" e vai favorecer os candidatos já conhecidos e que exercem mandatos atualmente. 

Faltando aí cerca de uns 21 dias para a eleição, muitos candidatos a vereador nem tiveram seus registros deferidos pela Justiça Eleitoral. A campanha para uma vaga na Câmara Municipal de Araçatuba não está nada fácil. A legislação eleitoral engessou a campanha em si, proibiu quase tudo e nem mais aparecem no horário de rádio e TV, os concorrentes. A luta é no verdadeiro corpo-a-corpo, casa por casa, fazendo reuniões organizadas por amigos e simpatizantes. São ao todo 189 candidatos até o momento. O TRE indeferiu 8 candidaturas e 4 candidatos renunciaram. O PT foi o mais atingido tendo 6 candidatos impedidos de continuarem na campanha. São 15 cadeiras na disputa o que dá 12,6 candidatos por vaga. Mas, defendemos a idéia que 5 dos atuais vereadores se reelegem (Cido Saraiva, Claudio Henrique, Tieza, Arlindo e Papinha), restando aí um meio de campo embolado onde se destaca o Dr. Jaime, Batata, Beatriz, Carlinhos. Aí são 9 cadeiras ocupadas. Restam 6 que serão disputadas por ex-vereadores ou figuras mais conhecidas.  Nesse grupo podemos incluir Dunga, Olair Bosco, Platibanda , Profª. Marly, Cabo Claudino e Sancler que disputarão ainda com novatos, figuras conhecidas na cidade como Ícaro Morales, Luís Boatto, Ernesto Lemos, Zanata, Dr. Salatino, Dr. Alceu, Dr. Jorge Maluly, João Moreira, Clarice Andorfato e outros.

As coligações (ver foto) são um complicador a mais. São 28 partidos na campanha, um exagero enorme de um festival de siglas que só servem para tumultuar, confundir o eleitor. A maioria desses partidos nanicos, não conseguirão eleger nenhum candidato, como PRB, PMB, PRP, PSD, PT, PRTB, PPL, PP, PSL, PCdoB, PTdoB, PHS, PEN, PTC, PTN, PDT. Alguém acha que esses partidos deveriam existir? É um absurdo uma situação dessa! Como o candidato a prefeito poderá se entender com esse mundo de partido?! Todo  mundo sabe que a maioria desses partidos foram criados apenas para servir de moeda de troca de seus representantes. São partidos de uma só pessoa, partidos de uma família. Os tais líderes desses partidos no fundo usam a sigla para negociarem o tempo de rádio e TV com os eventuais candidatos aos cargos majoritários. Pior servem como moeda de troca de apoio por cargos comissionados na administração pública, um dos males, um câncer da corrupção neste país. Esta é a verdade pura e cristalina. Esse emaranhado de siglas inúteis é a fonte da corrupção, sustenta, alimenta o incestuoso jogo de poder no Brasil.

Tem uns candidatos que não se elegeriam síndicos de condomínio. Entram nesses partidos em troca de algum benefício pessoal. Só criam problemas e desorganizam a vida partidária e política. Por que essas pessoas não entram nos partidos maiores e mais tradicionais?! A realidade é uma só muita gente prega, defende a renovação até total da câmara, mas é algo impossível de acontecer pois o modelo hoje adotado para as campanhas eleitorais acaba favorecendo aqueles políticos mais conhecidos, que estão todos os dias aparecendo na mídia, estão sempre em permanente contato com o povo. Daí, entendemos que a propalada renovação em Araçatuba será pequena. Os candidatos novatos, desconhecidos concorrem numa posição desfavorável com aqueles já conhecidos e exercendo o mandato. O tempo muito curto da campanha e a falta de espaço para expor suas idéias e propostas, dificultam somado ao fato desse mundo de partidos nanicos, atrapalharem, criarem confusão na cabeça do eleitor. ( Esta é minha opinião pessoal. Ninguém está obrigado a concordar comigo. Todos são livres para discordarem e se manifestarem. Esta é minha visão do momento. Não sou e nem tenho pretensão de ser dono da verdade. A realidade será conhecida após a abertura das urnas). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário