sábado, 12 de novembro de 2016

Tieza será a nova presidente!

Câmara: Tieza será a nova presidente!



Pelo andar da carruagem, pelas conversas de “pé-de-oreia” que se ouve nos bastidores e corredores da política araçatubense, pode-se considerar desde já que a vereadora Tieza será eleita a nova presidente da Câmara de Araçatuba.  Maria Teresa Assis Lemos Marques de Oliveira, a Tieza, nasceu em Araçatuba (SP), em 03 de outubro de 1956. É assistente social, jornalista e radialista. Por 33 anos, foi funcionária pública estadual, período em que participou do processo de elaboração de importantes leis, como o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), a LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social) e Planos Diretores; da instalação e composição de vários Conselhos Municipais; e da criação de entidades e projetos, como o Grupo Amigos da Terceira Idade e o Sítio Escola. É autora do hino oficial da AEA (Associação Esportiva Araçatuba) e do livro "Mariana Bagunça e o Anjo Gabriel". Casada com o cirurgião dentista Lupércio Marques de Oliveira Júnior, tem três filhos: Ana Carolina, Maria Elisa e José Renato. Chegou à Câmara Municipal de Araçatuba em 2009, para o exercício do seu primeiro mandato parlamentar. Ocupa várias funções no PSDB Estadual e de Araçatuba. Nas últimas eleições, foi reeleita com 2.731 votos. Atualmente, é 1ª secretária da Mesa Diretora. Tucana de alta plumagem, é considerada linha-dura pelos petistas e atuais defensores do prefeito Cido Sério.

Ao longo dos últimos oito anos exercendo a função de vereadora, Tieza sempre se posicionou na linha de frente contra os vereadores da base de sustentação do prefeito petista Cido Sério. Única tucana no legislativo local, em muitas ocasiões se bateu na defesa do governador Geraldo Alckmin, tendo diversos bate-bocas com os vereadores Jaime, Batata Cláudio Henrique. Não foram poucos os momentos em que ela saiu em defesa do governo do PSDB quando provocada por esses vereadores. Bastante emotiva, Tieza é considerada “chorona” entre os vereadores. Muitas vezes foi às lágrimas ao comentar sobre os “Votos de Pesar” apresentados em plenário e também motivada por situações de nervosismos nas duras discussões notadamente com Jaime. Bastante atuante, teve destacada participação na luta contra a instalação do lixão na região da Água Limpa e agora com a queda da ponte na Vicinal Nametala Rezek. Contundente e dura na defesa de suas ideias, Tieza é bastante respeitada entre seus pares. Em 2017 inicia seu terceiro mandato e sua chegada à presidência da Mesa Diretora vai acontecer em função de um conjunto de eventos que conduzem para esta direção.

O vereador Papinha (PSB), hoje aliado de Tieza e do PSDB, almeja ser presidente da Casa, mas é “carta fora do baralho”, pois não reúne forças e votos suficientes para ganhar a disputa. Apesar do presidente de seu partido, Chinelo estar se mobilizando nos bastidores, não conseguirá sensibilizar os demais vereadores a votarem em Papinha. A futura oposição, tende a desagregar-se. Cido Saraiva (PMDB) e Batata (PR) querem a presidência, mas apesar de terem maioria, dificilmente conseguirão segurar os votos do Dr. Salatino (PMDB), Beatriz Nogueira (Rede) e Dunga (DEM), hoje propensos a votarem no candidato que atenda aos interesses do prefeito eleito, Dilador Borges, no caso, a vereadora Tieza.  O prefeito eleito, tendo a posse da caneta e do Diário Oficial, facilmente irá “sensibilizar” alguns vereadores “indecisos”. De um lado, Tieza conta certamente com os votos de Arlindo Araújo, Carlinhos Santana, Zanata, Dr. Alceu, etc.  Poderá (pelo andar das conversas), contar ainda com os votos de Beatriz Nogueira, do Dr. Flávio Salatino e até mesmo do experiente Dunga. Por outro lado, Cido Saraiva, dificilmente se entenderá com Batata na disputa e só poderiam, em tese contar com os votos de Pichitelli, Jaime, Claudio e muito remotamente de Beatriz e Dunga.

Papinha ficará isolado, sem qualquer apoio. Se atender à influência do prefeito eleito, desistirá em favor de Tieza, que a esta altura já deve estar confeccionando o novo vestido para a posse, escrevendo o discurso e “azeitando” o trator que ela vai passar sobre a eventual oposição. Espera-se duros embates e muito bate-boca entre Tieza, Jaime, Claudio Henrique e Batata. A nova presidente deverá impor um novo ritmo de trabalho no legislativo e, certamente haverá uma maior transparência na prestação de informações, no relacionamento com a comunidade, imprensa, partidos, organizações sociais em geral e com o público. O empresário Luis Fernando da Lomy que poderia estar liderando a eventual bancada de oposição, já manteve alguns contatos com os vereadores eleitos, contudo, encontra resistência na montagem de um grupo forte e unido, capaz de eleger o presidente, mesmo tendo maioria. Segundo ele, “há muitos interesses e teimosias associados”, que dificultam um acordo que leve à escolha de um único nome. Caso até fim de dezembro, o grupo de vereadores que se elegeu na coligação de Luis Fernando da Lomy não encontre o consenso, a presidente será Tieza. Quem viver verá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário