sábado, 10 de dezembro de 2016

Câmara - Mais um na cambada!

E aí cambada, cheguei!!!

Momento em que Arlindo Araújo recusa cumprimentar Almir Fernandes e o escorraça de sua mesa. 

Quem esperava tapete vermelho, banda de música para sua primeira entrada “triunfal” no plenário da Câmara de Vereadores, acabou quebrando a cara! O vereador eleito pelo PSDB, Almir Fernandes, que sempre denominou o legislativo de “circo”, e que ele agora eleito, iria “tirar a lona de cima”, na última 2ª. Feira (5.12), acabou metendo os pés pelas mãos e foi “recepcionado” pelo vereador Arlindo Araújo (PPS), que se recusou a pegar em sua mão e ainda o escorraçou dizendo – “saia de perto de mim". Sem ambiente, sem espaço, esse fanfarrão acabou por ter que sentar entre os vereadores Batata e Jaime, alvos preferidos de seus ataques, suas críticas e deboches. Ficou numa “saia-justa”, com a cara deslavada diante daqueles que ele sempre criticou, sempre debochou. Desde o início do governo Cido Sério, Almir Fernandes escrevia em jornais e postava em redes sociais seus comentários e críticas contra os vereadores Batata, Cido Saraiva, Papinha, Beatriz, Jaime, Claudio Henrique e Rosaldo, que faziam parte da bancada de sustentação do prefeito. Postava vídeos debochando do palavreado do vereador Batata, mostrou Jaime dormindo no plenário e explorou em demasia o episódio com o vereador Cido Saraiva, divulgado no programa “Fantástico”.

Durante a última campanha, Almir Fernandes elegeu como tema central de sua propaganda, ataque direto aos atuais vereadores, pregando que nenhum fosse reeleito e costumeiramente usava o termo altamente pejorativo de “cambada” para se referir aos vereadores de forma geral. Dizia que a câmara era um circo. Tais críticas atingiram todos os edis, inclusive aqueles de seu próprio grupo político que apoiaram a candidatura de Dilador Borges. Sentindo-se ofendido, agredido, o vereador Arlindo Araújo, decano entre os legisladores, chegando agora em seu sétimo mandato, desde o pleito já afirmara que não iria “querer conversa com esse caboclo”. Arlindo é conhecido por suas posições firmes e sempre vota de acordo com sua consciência. Atua de forma independente é preza pela ética e pela decência na vida pública. Aliás, ética é algo que esse sujeito, esse Almir Fernandes desconhece. Posa de um santo, um quase beatificado, frequentador de uma igreja onde sempre sobe no altar e depois posta suas fotos nas redes sociais.

Age exatamente como aqueles fariseus que Jesus Cristo se referia quando exortava sobre isso - “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de cadáveres e de toda podridão! Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! ” (Mateus 23). Assim é o recém-eleito vereador Almir Fernandes, age como uma verdadeira serpente traiçoeira. Sem ética, vai em programa de rádio e critica seus futuros pares, e em suas manifestações espetaculosas nas ruas, do alto de seu circo-móvel exclusivo, ataca os adversários políticos. Mas o Cristo, humilde como era, indicava outro caminho – “E, quando orardes, não sejais como os hipócritas, pois que apreciam orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem admirados pelos outros. Com toda a certeza vos afirmo que eles já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando orares, vai para teu quarto e, após ter fechado a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará plenamente.  E, quando orardes, não useis de vãs repetições, como fazem os pagãos; pois imaginam que devido ao seu muito falar serão ouvidos. …”. (Mateus 6:6). Mas humildade não é algo que o novo vereador cultiva.

E agora? Almir Fernandes quebrou a cara. Esperava que sua malfadada pregação para não reeleger os atuais vereadores fosse ouvida pelos eleitores. A partir de 1º de janeiro, ao tomar posse, vai ter que ficar comportadinho, quietinho. Vai ter que chamar seus pares de “nobres colegas”, “nobres vereadores” e “vossa excelência”. Terá que seguir as normas regimentais e será mais um da “cambada”. Ao ir à câmara e ser escorraçado pelo vereador Arlindo Araújo, Almir Fernandes viu apenas um “tira-gosto” daquilo que o espera futuramente. A partir da posse não poderá mais escrever em sua página no “Faissebuque” as críticas que sempre fez aos seus novos colegas da “cambada”. Um Conselho de Ética da Câmara, estará acompanhando seus discursos e suas manifestações públicas. Qualquer palavra, opinião, crítica que ferir o decôro parlamentar, este sujeito será levado a este conselho e, na reincidência poderá até ser cassado.

Durante a campanha eleitoral, com a maior falta de ética entre concorrentes, Almir denunciou que o vereador Jaime “teria usado os serviços da TV Câmara”, em seu benefício. Foi processado pelo vereador Jaime e mesmo assim, com um cinismo, uma hipocrisia, uma cara-de-pau que lhe é peculiar, foi abraçar, cumprimentar Jaime. O constrangimento foi geral. O vereador Cláudio Henrique (PMN), depois do pleito, teve a delicadeza, a gentileza e a ética de telefonar à cada um dos eleitos, independente de siglas. Ligou na casa desse Almir e foi atendido pelo próprio. Em tom gentil, o Profº. Claudio disse que no plenário “ocorrem os debates, as discussões, mas na hora do café, somos todos amigos...”. Almir ouviu e agradeceu, mas covardemente correu ao computador para escrever aleivosias e diatribes contra o vereador Cláudio. Almir age assim. A bipolaridade é inegável. Faz um discurso aos seus eleitores, um bando de mentecaptos a quem agora o senador Roberto Requião (PMDB) está oferecendo alfafa. Precisa afagar, agradar seus eleitores. Sempre criticou a reeleição, espera-se que seja coerente e não se candidate em 2020. É um sujeito presunçoso, ambicioso, oportunista que mal chegou quer ser presidente da câmara! Isso lembra o “filósofo" Romário que disse – “acabou de chegar e já quer sentar na janela do ônibus”. Quem viver verá!



Nenhum comentário:

Postar um comentário