sábado, 27 de fevereiro de 2016

HOSPITAL DA MULHER: RETRATO DA CALAMIDADE!

Hospital da mulher: o retrato da calamidade e desorganização!

A comissão apresenta o relatório na Câmara Municipal (foto AG Angelo Cardoso)

A redução de despesas, a rescisão de contratos e a otimização de serviços são as alternativas para manter o Hospital Municipal da Mulher de Araçatuba em funcionamento. Essas foram as conclusões do estudo realizado por uma comissão de representantes do DRS II (Departamento Regional de Saúde), da Secretaria Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde e da Câmara.

O relatório técnico de análise da funcionalidade com propostas de revisão da estrutura e dos serviços prestados no Hospital da Mulher foi apresentado à imprensa e à população, na tarde desta quinta-feira (25/02), no plenário da Câmara. O presidente da Comissão Permanente de Saúde, vereador Rivael Papinha (PSB), e a vereadora Tieza (PSDB), que fizeram parte do grupo de trabalho, estavam presentes. A vereadora Edna Flor (PPS) também acompanhou a apresentação.

A comissão foi formada em janeiro, depois que a Prefeitura anunciou o fechamento do Hospital da Mulher, alegando dificuldades financeiras para manter a unidade, que atende os municípios de Araçatuba, Santo Antônio do Aracanguá e Nova Luzitânia. O estudo foi realizado em aproximadamente 40 dias.
Em visita ao hospital, o grupo verificou a falta de manutenção e conservação de várias dependências. Além da descrição do espaço físico, o relatório apontou uma taxa de ocupação de 30% dos 36 leitos hospitalares atualmente disponíveis. Diante disso, a comissão constatou que é possível reduzir as despesas do Hospital da Mulher em R$ 449.477,99 e mantê-lo em atividade com um custo mensal de R$ 544.722,31.

Para isso, o grupo sugere, entre outras medidas, a redução dos gastos com folha de pagamento, a extinção de horas extras, a revisão do contrato para exames de mamografia e a rescisão do contrato com a OS (Organização Social) Associação das Senhoras Cristãs de Araçatuba, que administra o hospital. “A nossa proposta é que a própria Prefeitura assuma a gestão”, disse Papinha.

A médio prazo, a comissão propõe gestões para a implantação do sistema de financiamento tripartite – Município, Estado e União – e, a longo prazo, a ideia é transformar a unidade em Hospital Regional de Referência em Saúde da Mulher.

“Estamos mostrando ao prefeito Cido Sério que é possível oferecer um atendimento bem melhor que o atual com menos dinheiro. Agora, a decisão é dele”, disse a vereadora Tieza. “A nossa expectativa é a de que o prefeito suspenda o fechamento do hospital, analise a nossa proposta e, entendendo que ela é boa, comece a implementá-la”, completou Papinha.

No dia seguinte, o prefeito Cido Sério (PT) concedeu entrevista em seu gabinete discordando de vários aspectos do relatório, dos números apresentados e manteve sua disposição em fechar o hospital nos próximos 20 dias. Ele disse que resolveu adiar o fechamento em atenção ao vice-prefeito Carlos Hernandes (PMDB) que tem encontros agendados com o governo estadual e com o Ministério da Saúde na tentativa de alocar mais recursos. Se isso não ocorrer, o prefeito vai fechar o hospital.

De tudo que ficou apurado, salta aos olhos, o fato do atual governo petista estar há quase 8 anos à frente da administração municipal e nunca se preocupou em fazer esse tipo de levantamento que esta comissão realizou. Foi deixando, foi deixando e a situação chegou neste ponto incontrolável, deixando claro que um enorme desperdício de dinheiro público foi jogado ali. Também causa espécie que os vereadores, a câmara municipal que tem entre suas principais funções, a de fiscalizar o executivo, nunca se preocuparam em levantar esta questão.

A pergunta que fica é esta: “Se um simples hospital, pequeno, com 100 funcionários, subutilizado, está desse jeito, vazando dinheiro pelo ralo, imagine-se como não estará setores da administração municipal gigantescos, como a Secretaria de Saúde, de Educação, a SOSP que envolvem mais de 3 mil servidores, milhares de contratos sempre firmados, convênios assinados englobando milhões e milhões de Reais, como estarão?!”


Este ano sendo eleitoral, fatalmente não será mais possível o legislativo iniciar uma comissão a exemplo desta para levantar a real situação de cada setor da administração municipal, mas o eventual prefeito eleito em outubro, certamente terá que contratar uma enorme e abrangente auditoria visando buscar cada centavo público usado, a situação funcional de servidores e comissionados, realizar um pente-fino em contratos e convênios para apurar, levantar irregularidades existentes e responsabilizar a quem de direito. Se não o fizer, não conseguirá governar. A situação parece ser de calamidade, de total desorganização administrativa, de um completo descontrole funcional. (sobre o texto da Assessoria de Comunicação da Câmara de Araçatuba- jornalista Suzy Faria).

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Prisão de Lula: É questão de tempo!

Lula: Quem não deve...


O ex-presidente Luiz Ignácio Lula da Silva e sua mulher Marisa Letícia, à última hora conseguiram se livrar da obrigatoriedade de comparecer ao Ministério Público de S. Paulo, onde deveriam ambos prestar esclarecimentos sobre a relação com um apartamento em Guarujá que ao que se supõe pertence a eles, apesar de ocultarem essa informação em declaração de renda e agora, negam serem proprietários. Ainda recentemente, Lula em mais uma de suas mentiras, suas bravatas afirmou a vários jornalistas que é “a alma mais honesta” deste país. Isso contradiz seu comportamento. Quem é honesto, nada deve jamais foge da justiça, jamais usa de mecanismos oportunistas para obstacular a ação da lei. Se de fato fosse inocente, nada devesse, Lula e sua mulher deveriam ter comparecido perante os promotores e prestado os esclarecimentos pertinentes. Acontece que existe um liame, um nexo entre este apartamento adquirido junto à Bancoop, cooperativa de bancários falida sob a desastrosa administração de petistas como Vacari Neto, preso em Curitiba na Operação “Lava-Jato” e Ricardo Berzoini, ministro da confiança da presidente Dilma, com o tal sítio em Atibaia, deixando tudo com um indisfarçável cheiro de enxofre, de trambique, de roubalheira, marcas inconfundíveis desse PT da atualidade.

Lula apenas adiou este trágico momento de um encontro com o MP. Nada evitará isso. É tudo uma questão de tempo. A cada dia, o ex-presidente se complica mais e mais em sua tentativa desesperadora de se explicar sobre o sítio em Atibaia e o apartamento no Guarujá. Existem coincidências terríveis que levam à Lula. Tanto no sítio em Atibaia como no apartamento em Guarujá, todos os móveis planejados foram executados pela mesma empresa. Em ambos os locais, Dona Marisa deixou rastros inconfundíveis de que ela pessoalmente acompanhava, orientava as reformas feitas. Ela pessoalmente foi receber a chave do tríplex do Guarujá, se não eram donos, como isso foi possível? Acaso, com o marido desempregado, Dona Marisa virou corretora de imóveis? Há documentos de que uma empresa transportadora fez o transporte de pertences pessoais de Lula principalmente 37 caixas com vinhos da melhor procedência, vindas de várias partes do mundo. Se Lula não é o dono do sítio, que o usa apenas por ser amigo dos proprietários, por que levaria seus vinhos caríssimos para lá?  

Agora vem a denúncia gravíssima de que a empresa telefônica Oi teria mandado instalar nas imediações do sítio, uma torre de celular, exclusivamente para atender o ex-presidente. Esta denúncia aparece na mesma semana que o tal Instituto Lula, um antro de mentiras e falácias, declarava que Lula não tem aparelho de telefone celular. São tantas e tantas mentiras, explicações mal dadas que o grande temor de Lula e seus advogados pagos a peso de ouro era o depoimento de Dona Marisa, visto ela ser uma pessoa discreta, recatada, passou os 8 anos de mandato sem abrir a boca. Há quem diga jamais ter ouvido o som da voz da mocréia. Certamente bem preparados para esfolar o depoente, os promotores arrancariam dela declarações que comprometeriam Lula. Esta foi à principal razão de se fugir ao depoimento. Há documentos, notas de transporte que registram sem nenhuma dúvida, que bens pessoais do ex-presidente e sua família, saíram de Brasília e o endereço de destino é claro – Atibaia! Não restam dúvidas que há uma forte ligação entre Lula e o sítio que ele tenta dizer que não é dono.

O cerco a Lula se aperta a cada dia. Envolvido num escândalo gigantesco, o “Petrolão”, o ex-presidente vê sua imagem sendo corroída, destruída, seus mais próximos colaboradores presos, atolados numa infinidade de denúncias. Os filhos de Lula também não escapam a esta enxurrada de denúncias, delações e a cada dia, vê agentes federais batendo em sua porta. Depois da prisão do senador Delcídio Amaral, Lula deve ter sentido que é questão de dias, semanas, o fantasma do “japonês da federal”, colocar-lhe um par de algemas a mando do poderoso e implacável juiz Moro. Lula não deve estar conseguindo dormir tranquilamente, deve estar usando medicamentos para o sono. Não é à toa sua preocupação. Com uma biografia respeitada internacionalmente, hoje Lula vê seu mundo desabar, logo ele não terá mais uma biografia entre os homens de bem, terá folha corrida entre os piores bandidos deste país. Lula conseguiu se livrar com maestria no “Mensalão”, das garras da lei, mas agora, sua prisão, aguardada ansiosamente por grande parcela do povo honesto e trabalhador, é uma questão de tempo. 

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Papa Francisco e Kirill I:

Encontro histórico entre Francisco I e Kirill I 


Um encontro histórico ocorreu em Havana (Cuba) entre o Papa Francisco I, líder da Igreja Católica Apostólica Romana Kirill I (Cirilo I), líder da Igreja Ortodoxa Russa,  o Patriarca de Moscou. É a primeira vez em 962 anos que líderes desses dois segmentos do cristianismo se encontram. Desde 1054 quando houve o chamado “Cisma”, não havia um encontro pessoal entre esses líderes. Naquele ano, a igreja de Constantinopla (Oriente) e a igreja de Roma (Ocidente) se separaram ambos os chefes dessas representações se auto-excomungaram. Esta separação aconteceu devido às diversas interpretações doutrinárias, os costumes adotados e a crença no Espírito Santo, vista de forma diferente. O império romano já cambaleava, as invasões bárbaras se intensificavam no Ocidente, muitas destas, com a conivência dos religiosos de Constantinopla. Por quase mil anos, estiveram separados e alvos de grandes polêmicas, notadamente sob o ponto em que os ortodoxos se alinhavam às políticas de ocupação dos czares e, depois dos comunistas. Durante os últimos cem anos, o distanciamento de acentuou em decorrência dos eventos que levaram à I e II Guerras Mundiais, a Guerra Fria, etc. Os papas em Roma preferiram manter-se distantes. Só agora sob o governo de Francisco I, ocorre esta aproximação.

A informação dada pelo Vaticano é que esta aproximação com Kirill I deve-se a este momento de intensa perseguição contra os cristãos, os católicos no Oriente Médio, especialmente partindo da atuação do Estado Islâmico que assola o Iraque, Síria, Egito, regiões da África e parte do mundo islâmico. Até que ponto uma união entre as igrejas de Roma e Moscou vai alterar esta situação, só o tempo dirá. Pelo lado de Francisco I, o mundo católico reza e espera a vinda de dias melhores e o livramento daqueles que estão sendo violentamente perseguidos pelos terroristas e governos comprometidos com o Estado Islâmico.  Francisco já demonstrou sua vocação em buscar uma harmonia com todos os segmentos religiosos, entre os quais, judeus, mulçumanos, etc. Já visitou mesquitas, sinagogas e outros edifícios considerados sagrados para as varias religiões. Roma tem dado mostras de aceitação de várias mudanças em seus próprios dogmas, doutrinas para se alcançar um bom relacionamento com outras religiões.

Mas e esse Kirill I (Cirilo, em português)? Pouco conhecido no Ocidente, é Patriarca da Igreja Cosmopolita em Moscou, mas à nosso ver não inspira confiança.   Na década de 1990, Cirilo foi acusado de ter ligações com a KGB durante boa parte do período soviético, assim como muitos membros da hierarquia da Igreja Ortodoxa Russa, e de ter os interesses do estado acima dos interesses da igreja. Seu suposto nome secreto como agente da KGB seria "Mikhailov". Jornalistas do “Kommersant” e “Moskovskij Komsomolets” acusaram Cirilo de especulação econômica e abuso de privilégio pela importação franqueada de cigarros concedida pela igreja em meados da década de 1990, e Cirilo ganhou o apelido "metropolita do tabaco". Segundo relatos, o Departamento de Relações Externas da igreja agiu como o maior provedor de cigarros estrangeiros na Rússia. Estima-se que os bens pessoais de Cirilo totalizem 1,5 bilhões de dólares, segundo o sociologista Nikolai Miotrokhin,em 2004. Segundo o “The Moscow News, o patrimônio de Cirilo poderia alcançar 4 bilhões de dólares em 2006. No entanto, Nathaniel Davis notou que "... Não há evidências que o metropolita Cirilo tenha desviado recursos da igreja. O que é mais provável é que os lucros da importação de tabaco tenham sido usados para motivos urgentes, expressando as custas da igreja. A importação franqueada de cigarros foi finalizada em 1997. Numa entrevista de 2002 para o jornal “Izvestia” , o então metropolita Cirilo chamou as alegações sobre suas especulações comerciais como uma campanha política contra ele. Resta saber o por quê um líder religioso teria esse “privilégio” de envolver-se” na importação de cigarros (tabaco). Soa muito estranho também que tenha uma fortuna como esta.  Um líder religioso não pode ter qualquer nenhuma coisa, nenhum fato que macule sua honra, sua dignidade pessoal. Sobre Francisco I, ao que parece, goza de imenso prejuízo, uma conduta inatacável, como franciscano, sempre levou uma vida humilde, ímpar e sincera. O mesmo não se pode dizer de Kirill I, que não parece demonstrar o mínimo em humildade, só em ter comparecido ao encontro trajando ricas e pomposas vestimentas. Não demonstra ser confiável. De prático, vamos aguardar os resultados desse encontro, a nosso ver, apenas protocolar. Em nada vai mudar no dia a dia do povo católico ou cristão.

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Lula afunda com o PT

Lula está afundando com o PT!

Fundado no inicio dos anos 80 por metalúrgicos, intelectuais de esquerda, professores, liderados pelo então sindicalista Luiz Ignácio Lula da Silva, o PT nasceu sob a égide da bandeira na luta pela democratização do país, pela ética e decência na atividade política, respeito aos direitos humanos, direitos e conquistas dos trabalhadores, etc. Desde o início Lula conseguiu arregimentar uma grande parcela de lideranças políticas, civis, líderes sindicais que fortaleceram o sindicalismo, unindo várias correntes sob a bandeira da CUT, braço ativo do PT no meio dos trabalhadores. Lula representava a esperança de mudanças, de dias melhores na vida dos trabalhadores que quase que idolatravam este novo ícone nacional. O PT despertava paixões, sentimento que ia do ódio o amor. O PT arrastava milhares de fanáticos seguidores por todo o Brasil, pessoas humildes que se dispunham a vender botons, camisetas, adesivos com apologia ao partido, pelas ruas, pelas esquinas do país. Assim o partido foi crescendo, conseguiu eleger governadores, senadores, deputados, prefeitos, tornando-se uma razoável e respeitável bancada no congresso nacional. Lula por sua vez, depois de seguidas derrotas, conseguiu finalmente seu sonho, chegando à presidência da República no começo dos anos 2000.

Lula só chegou ao poder depois de derrubar um dos mitos internos do PT, que era não conversar, não negociar com partidos de centro e alinhados à direita e ao regime militar. Passando sobre esses dogmas, Lula aliou-se ao que de mais perverso existia entre os políticos brasileiros, dando as mãos para figuras detestáveis, corruptas notórias como Antonio Carlos Magalhães, José Sarney, Jader Barbalho e até mesmo Fernando Collor seu antigo desafeto. Aquele PT cheio de virtudes peregrinas, imaculado acabara de descobrir as belezas e “virtudes” do submundo da política nacional. José Dirceu, homem da confiança de Lula, organizou e comandou uma verdadeira quadrilha para assaltar os cofres públicos, com a ajuda de políticos do PMDB, PTB, PP, PDT, PR, etc. Tempos depois estouraria o maior escândalo de corrupção e roubalheira do dinheiro público, o “Mensalão”. Lula, em que pese os nomes mais fortes e proeminentes do seu partido, terem sido denunciados, processados e condenados, conseguiu sair ileso, mas sua imagem sofreu arranhões depois desse episódio.

O país mal engoliu o “Mensalão”, estourou o “Petrolão”. Denuncias, investigações e processos aos poucos chegaram à porta de Lula e seus filhos, hoje todos pegos com as mãos sujas de lama da corrupção. A prisão de Lula é uma questão de tempo. As últimas denuncias envolvendo o ex-presidente e sua esposa, nesse mal explicado episódio sobre o sítio em Atibaia e o apartamento triplex no Guarujá, não deixam dúvidas de que Lula está atolado até o pescoço num tenebroso escândalo que o arrasta e seu partido para o fundo de um poço. O PT por seu turno, está minguando, perdendo inúmeros filiados importantes, senadores, deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores que estão apavorados com a crescente desmoralização da sigla e temem serem punidos na próxima eleição, não se conseguindo manterem em seus cargos. O partido está sujo, envolvido através de seus mais destacados líderes em inúmeros escândalos de desvios de verbas públicas para pagamento de propinas, envolvendo os mais importantes empresários da construção brasileira, muitos dos quais, presos na operação “Lava-Jato”.