domingo, 24 de julho de 2016

Vamos fechar o zoológico!

Vamos fechar o zoológico de Araçatuba!

(Foto: Kaio Esteves - O Liberal Regional).
Mais uma vez o zoológico de Araçatuba ganha as manchetes dos jornais e na TV, sempre no mesmo foco ̶̶ estado de abandono, falta de animais, sujeira, etc. Vem de longe essa “novela” sobre aquele espaço público hoje relegado ao total abandono, servindo apenas como lugar para abrigar apadrinhados políticos que nada fazem e fugindo completamente ao desejo da população. Agora, surge no horizonte um novo e desproposital debate em que o secretário do Meio Ambiente, Jorge Hector Rozas, quer terceirizar o espaço, oferecendo à iniciativa privada, a oportunidade de ali explorar alguma atividade e ganhar dinheiro com ingressos, etc. Entendo que esta inoportuna idéia do secretário Rozas, foge a qualquer propósito lógico, razoável e acima de tudo, inadequado, extemporâneo, inoportuno. Sou radical sobre isso e defendo pura e simplesmente o fechamento definitivo do zoológico! Penso que esta administração petista mostrou-se incapaz, incompetente durante 8 anos não conseguiu levar a termo, não conseguiu resolver os gravíssimos problemas de administração daquele espaço. O prefeito Cido Sério não deu a devida e necessária atenção ao assunto, protelou, adiou “ad infinitun” a reforma que causou muitos danos aos animais que ainda sobreviviam ali.

Um exemplo de que o prefeito Cido Sério e o Secretário Rozas abandonaram, largaram aquilo “ao deus dará”, na expressão popular, foi o fato de que em 2013 ao assumir seu segundo mandato, o prefeito queria se livrar da incomoda e chata figura do presidente local do PTdoB, José Victor Botelho, que, desde que Noé desembarcou da arca, vive pendurado numa têta da prefeitura, e, por ter apoiado Cido Sério, exigiu sua parte no “acordo”. Não foi atendido e ficou horas de pé na porta do gabinete do prefeito, que, não tendo alternativa, nomeou Victor Botelho com “diretor” do zoológico, um prêmio de consolação, um autêntico “presente de grego”. Tal decisão de Cido Sério, mostra o quanto  ele dava importância naqueles animais, naquele espaço. A prefeitura torrou ali R$ 1.250.000,00 numa interminável reforma que causou estresse aos animais que tiveram que conviver diariamente com homens e máquinas ali trabalhando. Não se sabe se houve ligações, mas nesse período, ocorreram as mortes do leão Bira, da leoa Raíssa, do hipopótamo Miltão e outros animais de grande porte.
(Hipopótamo Miltão - Foto: Folha da Região)

 Segundo a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Araçatuba, o zoológico não pode receber novos animais porque não tem cadastro aprovado no “Sistema Integrado de Gestão da Fauna Silvestre”, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Eu, defendo que os poucos animais que ainda resistem ao tempo sejam doados a outros zôos em condições, ou levados para lugares adequados e o zoológico seja totalmente extinto. Defendo que ali seja transformado num parque verde, um local que já dispõe de “playground” para crianças, existem campos de futebol, locais para que as famílias possam realizar piqueniques, etc. Penso que as jaulas enormes nem ocupadas, sejam reformadas e, algumas secretarias municipais que ainda pagam aluguéis aí pela cidade, sejam realocadas para lá, depois de reformas e adaptações. Acho que lá pode ser erguido um palco para eventos culturais e shows em geral, oferecendo às famílias, às pessoas um local seguro, adequado, um espaço de lazer, passeios, como ocorre no Parque Trianon de S. Paulo, no Parque Barigui em Curitiba, etc. Mas vamos fechar definitivamente o zoológico e por um fim no sofrimento, no abandono daqueles animais.


sábado, 16 de julho de 2016

Chegou Luís Fernando da Lomy!

Lançada a pré-candidatura de Luís Fernando da Lomy!
O deputado Campos Machado, Luís Fernando da Lomy e o deputado Nelson Marchezelli (foto: Antonio Crispim - O Liberal Regional).
Em reunião realizada neste sábado (16.7.16), o empresário da construção civil Luís Fernando de Arruda Ramos (PTB), lançou-se como pré-candidato a prefeito de Araçatuba. O evento contou com a presença do deputado federal Nelson Marchezelli e do estadual Campos Machado, que preside o PTB no estado de São Paulo. Teve ainda a presença do presidente da Câmara Municipal, Cido Saraiva (PMDB), o ex-vereador Dunga (DEM), e Edval da Madeireira, além de presidentes de partidos aliados e o prefeito de Buritama. Ao falar aos presentes, Campos Machado procurou elevar o entusiasmo e ânimos dos presentes, gritando palavras de ordem. No entanto, o que chamou a atenção foi a insistência em referir-se a Cido Saraiva, a quem chamou de “nosso desejo de consumo”, numa alusão ao desejo dos petebistas em contarem com Cido Saraiva como vice-prefeito na chapa de Luís Fernando da Lomy. Discreto e evasivo, Saraiva afirmou que estava ali como presidente do legislativo e que incentiva as candidaturas de eventuais parceiros. Por outro lado, Luis Fernando havia anunciado que nesta reunião apresentaria o nome de seu companheiro de chapa, o que acabou não acontecendo em função das dificuldades em acertar esta composição que atenda aos interesses do grupo liderado pelo prefeito Cido Sério, cujo impasse persiste.

Falando aos presentes, o vereador Jaime da Silva (PTB), afirmou que o grupo precisa manter-se unido se quiser conseguir a vitória para governarem juntos. Disse que são 18 partidos unidos e voltou a insistir no nome de Cido Saraiva para ser o candidato a vice. A platéia ovacionou e gritou o nome de Saraiva, que em dado momento até ofuscou a figura de Luis Fernando, face ao carinho e admiração que as pessoas nutrem pelo atual presidente do legislativo. Os petebistas não escondem o desejo de contar com Cido Saraiva na chapa. Já falando como pré-candidato, Luís Fernando Ramos anunciou que de agora em diante quer ser conhecido e chamado de “Luís Fernando da Lomy”. Ele agradeceu a presença de seus pais e irmãos, além dos políticos e da população em geral. Discorreu rapidamente sobre seu desejo de ser prefeito de Araçatuba, elencando sobre seu plano de governo que está sendo elaborado por uma equipe que está ouvindo os vários segmentos da sociedade, além de percorrer os bairros recolhendo idéias, propostas e iniciativas para a solução dos problemas urbanos.

Luís Fernando destacou sua preocupação em administrar a cidade como o faz em sua empresa – planejamento, valorização do trabalhador, honra e ética na forma de gerir os negócios públicos. Lembrou sua vontade de trabalhar para o povo e frisou em seu plano e governo em tornar a cidade mais humana e valorizar o servidor dando condições para obter uma graduação. Lembrou que é preciso valorizar o esporte, dar condições para que os atletas permaneçam, na cidade. Disse que vai dotar a cidade de um plano de mobilidade urbana adequado e destacou nesse aspecto, sua preocupação com os deficientes. Disse ainda que pretende lutar para dar condições e incentivos às empresas, indústrias se instalarem na cidade e não saírem para outros municípios. Mostrou sua preocupação com a segurança, a educação e o transporte coletivos dos trabalhadores. O pré-candidato petebista concitou todos os presentes à lutarem pela vitória e agradeceu o apoio que vem recebendo. Foi entusiasticamente aplaudido pelos presentes.
Para muitos, a chapa imbatível.
Era visível nas conversas entre os presentes, notadamente as figuras experientes da política local como Dunga Costa (DEM) a necessidade do grupo do prefeito Cido Sério em definir um nome para juntar-se a Luís Fernando da Lomy. No próprio dizer do deputado Campos Machado, esse desejo tem nome e sobrenome  ̶  Cido Saraiva!  O sentimento é de que nas próximas horas ou dias, o assunto deva ser resolvido. Mas a sensação nos bastidores é de que a chapa será mesmo Luís Fernando da Lomy para prefeito e Cido Saraiva como vive. Discretamente ambos não confirmam, mas esta deverá ser a chapa que vai enfrentar Dilador Borges e Edna Flor. É um grupo muito forte. Luís  Fernando provocará estragos consideráveis entre os eleitores do centro, que tradicionalmente votam no candidato tucano. Mas é esperado um verdadeiro tsunami na periferia, entre os eleitores mais humildes, que aos milhares votam em Cido Saraiva, que, por seu carisma e humildade, deverá ajudar a eleger  ainda sua filha como vereadora para o legislativo araçatubense.