domingo, 22 de janeiro de 2017

As estranhas nomeações de Dilador!

As estranhas nomeações de Dilador Borges!

Esse escândalo da nomeação de Marly Garcia aguarda um pronunciamento oficial do prefeito de Araçatuba, Dilador Borges. 

Nada contra o prefeito Dilador Borges (PSDB) nomear em cargos de confiança as pessoas que ele enxerga assim. Se o maluco do imperador Calígula, nomeou seu cavalo Incitatus como senador do império romano, o alcaide araçatubense igualmente pode nomear os seus também. Apenas enfatizar que o hoje prefeito de Araçatuba e sua vice, pregavam durante a campanha, que iriam respeitar o dinheiro público e cortar despesas desnecessárias. Dilador Borges quando perguntado sobre as adesões desse mundo de partidinhos nanicos, esses partidos de uma só pessoa, dizia sempre que não tinha compromisso com ninguém. Dizia que não havia feito nenhum tipo de acordo envolvendo cargos e outros interesses na administração pública. Contudo, não é bem assim que as atitudes e algumas nomeações feitas mostram. A realidade do pós-posse é bem diferente e mostra que Dilador faz exatamente o contrário daquilo de prometeu. Logo de cara, demitiu 91 comissionados deixados por Cido Sério e, em uma semana nomeou os seus. Dilador disse em várias ocasiões que iria estudar o problema dos comissionados, que iria cortar pela metade e as nomeações seriam criteriosas, estudando caso a caso.


As nomeações de algumas pessoas chamam atenção em virtude da estranheza e da falta de bom senso e critério. Aliás, critério Dilador usou bastante, o político, com nomeações um tanto esquisitas e incompreensíveis. Vamos analisar algumas. João Moreira, é topógrafo de profissão, pastor evangélico por vocação e graças ao seu rebanho religioso, conseguiu sempre garantir um emprego na administração municipal. Foi nomeado agora para “Diretor do Departamento de Apoio ao Agro-Negócio” da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Qual seria a experiência desse cidadão nesta área tão técnica, tão complexa? Talvez João Moreira crie algumas galinhas no fundo do quintal, produza ovos e plante algumas ramas de mandioca e milho. Como pastor, passou toda a vida lendo a bíblia, adquirindo assim elevado conhecimento sobre o tema. Certamente Dilador levou isso em conta.


E Dilador Borges dizia na campanha que não tinha compromisso de cargos com nenhum partido, com ninguém. É, faz sentido.

Josué Galdino, assim como João Moreira, é pastor evangélico, e naturalmente sabe manusear seu rebanho pessoal para manter-se pendurado num cargo na prefeitura de Araçatuba, sem muito critério ideológico. Tanto um quanto o outro, ao verem a canoa petista de Cido Sério afundar, pularam fora e correram para o ninho tucano. Foi nomeado “Assessor Executivo"  da Secretaria de Participação Cidadã. Mas como?! Dilador anunciou que iria extinguir essa secretaria inútil, criada apenas para agasalhar numa têta, Cidinha Lacerda e seus apaniguados! Se Dilador nem nomeou secretário para esta pasta, como explicar a nomeação de Josué Galdino?! E o ex-prefeito de Nova Luzitânia, Germiro Ferreira Lima, nomeado como “Assessor de Ação Regional do Gabinete do Prefeito”. Aliás, temos que reconhecer que essa gente é pródiga, brilhante em criar títulos pomposos para esses cargos inúteis, usados para agradar e presentear os apaniguados políticos. Será que esse ex-prefeito de Nova Lusitânia tem assim, digamos grande experiência, contatos importantes na região que venham ser interessantes para o progresso de Araçatuba?


Qual a importância de Nova Luzitânia para o contexto regional? Uma cidadezinha com meia dúzia de ruas, sem nenhum destaque político regional. Mas, Germiro Ferreira Lima tem costas largas, padrinho forte, o atual prefeito Laerte Rocha, bastante ligado a Dilador Borges, e que não deixaria seu amigo Germiro ao relento, ao frio. Enviou-o para Araçatuba. Será que esse Germiro sabe onde fica Vicentinópolis?! Agora, a nomeação mais esdrúxula, mas estranha é da profª. Marly Garcia, filiada ao PV, foi candidata a vereadora e não se elegeu. Foi premiada com a Secretaria da Cultura, onde, quando era diretora de Cultura no governo de Maluly Neto, foi responsabilizada pelo “sumiço” de 8 (oito) aparelhos de ar condicionado. Condenada em 2014 pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, a pagar cerca de R$ 19.345,00 para ressarcir os cofres municipais! Dilador a nomeou e ninguém no Partido Verde, na prefeitura ou entre os tucanos de alta plumagem dizem nada. Certamente envergonhados esperam que ela, como Nava peça demissão. Haja constrangimentos. Uma pessoa que desviou, sumiu com bens públicos, ganha uma secretaria! Começou mal o governo tucano.   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário