domingo, 29 de janeiro de 2017

Dr.Alceu foi lançado aos leões!

Tieza abandona Dilador que lança o Dr. Alceu aos leões!

Sem nenhuma vivência parlamentar, o Dr. Alceu vai ser "presa" facil  aos leões, vereadores experientes e "cobras-criadas".

O prefeito Dilador Borges (PSDB), prá variar, cometeu mais uma trapalhada em menos de 1 mês. Convidou a vereadora Tieza (PSDB) para ser a Líder do Governo perante o legislativo. Ouviu um sonoro “não”. A vereadora tucana se desculpou, saiu pela tangente dizendo que prefere ser apenas vereadora, pois gosta de percorrer a cidade, ouvir as pessoas, etc. Como “Líder”, teria que estar muito tempo no gabinete, acompanhando secretários, reuniões, blá, blá, blá...Mas, podemos fazer outra leitura dessa negativa. Tieza ainda deve estar ferida, bronqueada com a punhalada que levou nas costas, desferida pelo vereador Dr. Flávio Salatino (PMDB), obviamente com o conhecimento do prefeito, no episódio da eleição de Papinha (PSB) para presidente do legislativo. Aproveitou agora, deu o troco e deixou o prefeito “num mato sem cachorro”. Sem praticamente nenhuma outra opção, Dilador Borges convidou o Dr. Alceu Batista (PV), para o “honroso” cargo. O jornalista Sérgio Guzzi, em seu site “Política&Mais”, asseverou que o Dr. Alceu foi a “sobra das sobras”. Não deixa de ter razão. A coordenação jurídica de Dilador, revelou-se em um mês, um total desastre, uma hecatombe e a assessoria política não ficou atrás. O governo tucano está “mais perdido que cachorro que caiu do caminhão da mudança”.


Ao organizar a tal bancada de “gente idônea, de bem, de conduta ilibada”, os vereadores – Papinha, Zanata, Salatino, Carlinhos, Alceu, e aquele outro “pavão deslumbrado”, um quase beato, cheio de “pureza e santidade”, excluiram os “inidôneos”, e armaram a traição contra Tieza. Mas esqueceram de outros fatores. Manuel Afonso, como secretário de Governo é fraco, sem vivência política, sem tato, sem jeito para o assunto. Devia ter se empenhado mais e enxergado um palmo mais à frente. Agora, o desastre é previsível. Tieza pulou fora dessa “fria” e o neófito Dr. Alceu, vai para o sacrifício. É bom lembrar que o “Líder” do prefeito, tem alguns privilégios regimentais e representa a palavra, a opinião do próprio prefeito. Deve ser um político bastante sintonizado com o chefe do executivo, estar bem ao par das ações dos secretários, boa vivência parlamentar, domínio do Regimento Interno e Lei Orgânica dos Municípios, traquejo na rotina do plenário, quesitos, que lamentavelmente o Dr. Alceu ainda não tem.


O Dr. Alceu é uma figura bastante respeitada em Araçatuba por uma série de fatores, como presidente do Rotary, maçon, voluntário da AADEFA, conselheiro da OAB, mas, isso tudo, em que pese sua boa educação, inteligência e cultura, não serão suficientes pelo menos neste início da legislatura. O ex-prefeito Cido Sério, ao inaugurar seu primeiro mandato, escolheu com seu “Líder”, Joaquim da Santa Casa. Não podia ter sido pior. Foi um desastre! Joaquim se encarregava ele próprio de atacar, criticar os secretários nomeados por Cido Sério e deu aquela infeliz declaração em 2011, de que “viriam sacos de dinheiro para aprovar a concessão da Samar” (sic). Com um “Líder” desse, Cido Sério nem precisava de oposição! Claro, o Dr. Alceu não é o Joaquim, mas isso mostra a importância do cargo e a sintonia que deve haver entre prefeito e os vereadores.


O Dr. Alceu poderia até ser um grande líder, mais futuramente. É novato em política e vai enfrentar raposas velhas da política araçatubenses, vereadores tarimbados, forjados na lida, do dia-a-dia da câmara. Verdadeiros “leões” estarão à espera do Dr. Alceu. Dunga, foi presidente da Casa inúmeras vezes e conhece de cor e salteado o Regimento, assim como Jaime. O prof. Cláudio Henrique está no 5º. Mandato, foi secretário de Educação e de Governo. Domina como ninguém a rotina do funcionamento da máquina administrativa e faz política 24 horas no dia. Batata já foi líder de Cido Sério e como ninguém conhece os mecanismos da municipalidade. Cido Saraiva, presidente por dois mandatos tem experiência de sobra. Enfim, o futuro do Dr. Alceu na Liderança do governo não parece ser dos mais fáceis. O prefeito Dilador errou na formatação da Mesa Diretora ao contemplar seu apoio a um lado do grupo e detrimento de outro, prejudicando de forma intencional a vereadora Tieza que lhe dá o troco. Tieza está no seu terceiro mandato, profunda conhecedora dos corredores do legislativo, maneja bem o Regimento e sempre “peitou” aqueles hoje na oposição. Dilador vai pagar caro por mais esta lambança ao lançar o Dr. Alceu, literalmente aos leões.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário